Notícias



Festividade em Samburá - EMEF Osvaldina Batista da Silva
Dia 17/08 também aconteceu uma festividade relativa ao Projeto A Poesia Fora da Estante na Escola Osvaldina, onde os homenageados foram os poetas Carlinhos Gonçalves e Rodrigo Bauer. O evento, repleto de atividades, aconteceu durante todo dia no Salão de eventos, junto ao educandário. Carlinhos Gonçalves e sua família estiveram presentes, o que foi muito importante para a escola que teve uma programação bem diversificada: apresentação da biografia do autor pela diretora Angela, Arquivo Confidencial, danças nativistas pelos alunos, representação de músicas de Carlinhos através de cartazes, maquetes, desenhos..., trova, canto, almoço e apresentação de Carlinhos com a sua banda.
Estiveram presentes o professor Geraldo Dalenogare, representando a Secretária de Educação, Ana Gattiboni Dutra e as professoras Tania Rocha e Elaine Flores do Departamento Pedagógico da SMED.





Exposição EMEF Francisco Miranda

Dia 17/08, pela manhã, as professoras Elaine Flores e Ivone Knolow da SMED visitaram e apreciaram a exposição de trabalhos desenvolvidos no Projeto A Poesia Fora da Estante  na Escola Francico Miranda. Foram recebidas pela diretora Rosane e por uma equipe de professoras e bibliotecária do educandário. Cesar Lindemayer foi o poeta homenageado pela instituição, que apresentou diversificadas técnicas desenvolvidas com a obra de Lindemayer.




Mário Barbará lança novo CD em Porto Alegre

O novo disco do compositor Mário Barbará, Memória, foi lançado terça-feira (17), com show no Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575), às 20h. Financiado pelo Fumproarte, o CD traz releituras de grandes sucessos como Colorada, parceria com Aparício Silva Rillo, e Desgarrados, com Sérgio Napp.
Barbará (voz e violão) foi acompanhado pelos músicos Vantuir Caceres (contrabaixo), Sérgio Souza (violão), Ricardo Fraga (violão) e Daniel Bona (bateria).
Mario Barbará é um dos nomes mais respeitados do nativismo gaúcho, com participações importantes nos principais festivais de música do estado.  Sua obra mais conhecida é o clássico "Desgarrados", composta em parceria com Sérgio Napp, com a qual conquistou a Calhandra de Ouro na 11ª Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana. Entre suas obras destacam-se também, "Xote da Amizade", "Colorada", "Era Uma Vez", "Querência Maior", "Campesina" e "Xote do Sul".
Mário Barbará é um dos homenageados do Projeto A Poesia Fora da Estante, escolhido pela EMEF Fernando Ferrari.
 

Encontro: Oficina de Blogs
Aconteceu dia 19 de abril no Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE São Borja um encontro com as bibliotecárias das escolas com o objetivo de cadastrá-las como colaboradoras no Blog A Poesia Fora da Estante para que possam  participar ativamente da construção do blog, publicando e registrando todas as atividades desenvolvidas nas suas escolas relativas ao Projeto. No encontro foi oferecida uma mini-oficina de Blogs. Foi encaminhado para cada escola um tutorial para facilitar o trabalho.

Reunião com as  Bibliotecárias


A Secretaria de Educação e Cultura (SMEC) realizou um encontro na manhã desta segunda-feira (04/04) com as bibliotecárias das escolas municipais de ensino fundamental. O objetivo foi a entrega dos materiais pedagógicos, apresentação da programação escolar, além de cursos de dicção, desinibição e oratória que ocorrerão para os profissionais.


Aproveitando a oportunidade, o departamento Pedagógico da SMEC lançou o projeto  A Poesia fora da Estante, que esse ano apresenta algumas modificações. Entre elas, sua culminância na Feira do Livro, o Pipoesia (aliado ao Festival da Pandorga) e o lançamento do blog, no qual são postadas todas as atividades relativas ao projeto.



Reunião com as Escolas de Santo Tomé

No dia 01/04 representantes da SMEC- Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizaram visita oficial às Escolas  484 e 554(República dos Estados Unidos do Brasil e Josefa Fernández respectivamente) do município vizinho de Santo Tomé para convidá-las oficialmente a participarem do Projeto A Poesia fora da Estante.
As Escolas foram convidadas tendo em vista que participam do Projeto  Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira- PEIBF- no qual uma vez por semana, professores de português das escolas brasileiras Vicente Goulart e Ubaldo Sorrilha da Costa e de espanhol das escolas argentinas  484 e 554 atravessam a fronteira para dar aulas no país vizinho. As aulas geralmente se dão na modalidade oral, pautadas por brincadeiras e elaboradas via Projetos de Aprendizagem. O Projeto a Poesia fora da Estante foi bem recebido e aceito pelos presentes na reunião. Temos a certeza de que será mais uma experiência desafiadora para todos nós e que contribuirá para a aproximação bilíngue em nossa fronteira!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário